LEI DA ATRAÇÃO, AMOR E DÚVIDAS!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

LEI DA ATRAÇÃO, AMOR E DÚVIDAS!

Aqui você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre como agir em relação a sua vida amorosa.
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 AMIGA(O) DO(A) EX - É POSSÍVEL SER AMIGO APÓS O FIM?

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin
Admin


Mensagens : 136
Data de inscrição : 05/08/2011

AMIGA(O) DO(A) EX - É POSSÍVEL SER AMIGO APÓS O FIM?    Empty
MensagemAssunto: AMIGA(O) DO(A) EX - É POSSÍVEL SER AMIGO APÓS O FIM?    AMIGA(O) DO(A) EX - É POSSÍVEL SER AMIGO APÓS O FIM?    EmptySeg Set 05, 2011 2:42 pm

Quando o relacionamento amoroso começa, tudos são flores. Mas no fim são eles, os espinhos que costumam aparecer. Manter a amizade ou pelo menos um relacionamento amigável após o término tem sido uma tarefa difícil para vários casais. De acordo com o psicólogo especialista em sexualidade humana e terapia de casais, famílias e grupos Paulo Tessarioli, o mais difícil é que a relação termina, "mas o afeto não deixa de existir de uma hora para outra". Nesta entrevista, Paulo analisa o fim dos relacionamentos, a amizade entre ex-namorados e avisa "todo fim precisa ser aceito".

O fim de um relacionamento amoroso pode ter quais efeitos positivos e negativos nos indivíduos?
P: Os efeitos do fim de um relacionamento, positivos ou negativos, dependem de alguns fatores, por exemplo, a forma como se lida com perdas, em que circustâncias este relacionamento terminou e principalmente se a pessoa em questão manteve outros relacionamentos ativos (social, familiar e profissional).

"É preciso avaliar: a amizade com ex é necessária?"

Há algum jeito de se encerrar a relação evitando mágoas?
P: Não existe uma fórmula mágica! A relação pode terminar, mas o afeto não deixa de existir de uma hora para outra. Algumas pessoas se sentem magoadas e ficam muito sensíveis quando uma relação afetiva chega ao fim.

É raro que a decisão de terminar a relação surja ao mesmo tempo nos parceiros, geralmente um não está satisfeito, não ama mais e o outro ainda ama. Como avaliar se ainda vale a pena tentar novamente?
P: A forma como cada pessoa avalia o que sente é muito particular. Crises de desejo sexual, de afeto ou de admiração não podem servir de parâmetro para avaliar uma relação de afeto. Uma relação a dois, para que exista de fato, pressupõe que seja construída a quatro mãos e por isso mesmo não deve desabar facilmente.

Nem todo fim é amigável. É possível ser amigo do ex?
P: Todo fim necessita ser aceito! Possível até é, mas é necessário? Quando a relação com o ex deixa filhos é importante para os filhos que esta relação seja amigável, mas mesmo assim não precisa ser amigo do ex.

Se a pessoa ainda ama o ex, continuar a amizade não pode alimentar esperanças de uma volta e levar ao sofrimento?
P: Sim e com um agravante, a não aceitação do fim pode se transformar num trauma.

Novos parceiros costumam ter ciúme da amizade com o ex, como lidar com esse ciúme?
P: Duas questões a serem analisadas. A primeira: Como é esta amizade com o ex? Ela é necessária? A segunda: Ciúme é sinal de insegurança e dependendo da intensidade necessita de tratamento. A autoconfiança é desenvolvida pela própria pessoa e ninguém pode ser responsável por isto. Passado, todos nós temos!

"As relações terminam por conta das expectativas não correspondidas"

Muita gente diz "se terminou é porque não deu certo" e outros dizem que "deu certo até terminar". O que o senhor diria?
P: Quando o assunto é relacionamento, não existe certo ou errado, mesmo porque existem muitos aspectos envolvidos e somente os protagonistas deste drama sabem o que de fato aconteceu. As pessoas, de um modo geral, se preocupam muito com a vida dos outros, mas não se preocupam em compreender a vida em sua complexidade.

Para encerrar, quais as principais razões que levam as pessoas a terminarem as relações? Há como evitá-las?
P: Pensando nas relações saudáveis, cujos vínculos são mantidos por conta da vivência do amor, creio que as relações terminam por conta das expectativas não correspondidas. Relação pressupõe troca e para que esta troca aconteça é preciso desenvolver a intimidade, cuja base é o conhecimento de si mesmo e do outro.

http://www.eusoqueriaumcafe.com


flower
Ir para o topo Ir para baixo
https://ldaamor.forumeiros.com
 
AMIGA(O) DO(A) EX - É POSSÍVEL SER AMIGO APÓS O FIM?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
LEI DA ATRAÇÃO, AMOR E DÚVIDAS!  :: TEXTOS DIVERSOS SOBRE RELACIONAMENTO AMOROSO-
Ir para: